LIBERALISMO (CAPITALISMOS SELVAGEM) E COMUNISMO, AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA!

66

De acordo com o líder da Iniciativa Liberal dos Açores, é preciso fundir o IAMA com o IROA e transformar tudo numa sociedade anónima, mas mantendo tudo na mesma: número de trabalhadores, remunerações, direitos adquiridos, chefes, serviços prestados ao cidadão etc. Mas pelo fato disto ser uma medida Liberal, só por si, vamos ficar todos a ganhar: os contribuintes, os trabalhadores, os utentes, toda a gente vai ganhar dinheiro e ficar podre de rica. Isto é mesmo fantástico e os Açorianos vão beneficiar imenso com este novo modelo de gestão. Aliás todos somos liberais só que 3-4 % é que já deu conta, os outros ainda não descobriram esse paraíso fantástico que é privatizar tudo em Portugal em nome do liberalismo e entregar os negócios públicos aos donos disto tudo (os mesmos de sempre).

Pergunta de quem não sabe nada de economia nem de negócios: se ficam os mesmos funcionários e não é para despedir ninguém, se não é para baixar salários nem atacar direitos adquiridos (que qualquer leigo sabe ser impossível) e se as taxas cobradas pelo IAMA nos matadouros aos utilizadores ficam todas na mesma, se não vão vender património, onde está a poupança e essa melhor gestão fantástica que o agora Guru do Liberalismo nos quer oferecer?

Como diz o líder da IL o “liberalismo funciona e faz falta”, só que na maioria dos casos ninguém sabe a quem falta: se aos beneficiários efetivos dessas privatizações selvagens (os antigos ou novos donos disto tudo) ou se ao mexilhão: contribuintes e/ou trabalhadores.

O liberalismo selvagem e o comunismo são duas faces da mesma moeda: por razões puramente ideológicas uns querem nacionalizar tudo (PCP e BE) e a Iniciativa Liberal quer privatizar tudo que neste caso nem isso seria feito pois o novo instituto teria como acionista único a região.

Para os fervorosos defensores do Liberalismo ( capitalismo selvagem ) o mercado português mesmo estando cheio de monopólios, oligopólios e corrupção autorregula-se maravilhosamente bem, tal como os portugueses têm visto com a privatização da Galp, da EDP, dos CTT, da Ana e de tudo o que teve de ser vendido ao desbarato depois da última falência socialista socrática ( sim porque quem faliu o país não foi o Passos e quem assinou o acordo da Troika que obrigava a essas privatizações foi também o PS que era ainda governo na altura ).

Para quem descobriu agora o liberalismo (e é liberal sem o saber, ou depois de o ser deixa-se enganar) é melhor consultarem os manuais de história do século dezanove que relata o que foi o liberalismo, a escravidão dos trabalhadores e o enriquecimento de meia dúzia à custa de milhões que ficaram na miséria. O resultado do liberalismo foi o aparecimento do comunismo, que ainda consegue ser pior.

Também me faz alguma confusão que na iniciativa liberal não tenha gente que saiba gerir bem os seus negócios, mas alegadamente são fantásticos a gerir a coisa pública.

Tomai e comei. Ámen!

Por Francisco Lima
Vice-presidente do CHEGA Açores
Setembro de 2022