O CHEGA quer saber mais pormenores sobre as nomeações que têm sido feitas pelo actual Governo Regional desde que tomou posse e os valores que já foram despendidos com as mesmas. O deputado José Pacheco entende ser necessário “clarificar o peso das nomeações do executivo regional no Orçamento da Região”, como forma de fortalecer a “transparência das contas públicas”, tendo neste sentido enviado à Assembleia Regional um requerimento pedindo esclarecimentos.
No requerimento, o parlamentar solicita a descrição das nomeações – por gabinete – abrangendo a Presidência, Vice-presidência, Sub-Secretarias e demais Secretarias Regionais. No mesmo pedido incluem-se as nomeações de técnicos superiores especialistas e técnicos especialistas, com respectivas remunerações desde a tomada de posse deste XIII Governo Regional.
Além disso, o CHEGA pretende também uma descrição de todas as nomeações na administração pública – por área governativa – que não tenham sido alvo de concurso. Juntamente com as nomeações, solicita-se as respectivas remunerações de cada um dos nomeados.
A transparência tem sido uma bandeira do CHEGA, que sempre se debateu com a questão das nomeações e do rigor das contas públicas, e este requerimento vai no sentido clarificar os gastos com estas nomeações no orçamento da Região.
Ponta Delgada, 17 de Agosto de 2022
CHEGA I Comunicação