TEMOS DE ESTUDAR A SÉRIO O IMPACTO DAS ALGAS INVASORAS NOS ECOSSISTEMAS MARINHOS (VIDEO)

342

O deputado do CHEGA reforçou hoje na Assembleia Legislativa Regional a necessidade de se “estudar a sério” o impacto da alga Rugulopteryx okamurae nos ecossistemas marinhos dos Açores. Depois de apresentado um pedido de urgência para que seja avaliada de forma célere, em sede de comissão, um projecto de resolução para que se implementem medidas urgentes para combater o impacto desta alga invasora na Região, José Pacheco entende que dada a complexidade do problema é preciso estudar mais o assunto.

O parlamentar explicou que este “mecanismo de urgência até pode acelerar o processo e pode significar pressão para que o governo se apresse”, mas reafirmou ser necessário “fazer um estudo conveniente, porque não se sabe se este “musgo” que está a aparecer no Faial é o mesmo que está a aparecer em São Miguel”.

Tendo-se abstido na votação da urgência para debate do projecto de resolução, o parlamentar entende que “temos de estudar a sério este problema, porque se esta alga começa a tomar conta do ecossistema das nossas ilhas, temos aqui um problema grave”.

Neste sentido, José Pacheco entende que é necessário conhecer melhor esta alga e fazer um trabalho mais aprofundado para que haja uma estratégia concertada para combater o impacto da alga Rugulopteryx okamurae nos ecossistemas marinhos dos Açores.

Horta, 8 de Julho de 2022
CHEGA I Comunicação