CHEGA DESTACA CENTENÁRIO DO SPORT CLUBE LUSITÂNIA (VIDEO)

141

O deputado José Pacheco apresentou hoje um voto de congratulação pelo centenário do Sport Clube Lusitânia, que nasceu de uma reunião de um grupo de entusiastas em homenagem à travessia transatlântico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a bordo do avião “Lusitânia”.

O clube da Rua da Sé, que adoptou o verde e branco como cores oficiais, foi a primeira equipa a militar nos campeonatos nacionais de futebol – em 1978/79 – e a única que nunca de lá saiu. Com épocas a participar na III Divisão, outras a manter-se na II Divisão nacional, foi a primeira equipa açoriana a subir ao segundo escalão do futebol nacional em 1980, e até à época 2011/2012, nunca desceu aos regionais.

José Pacheco referiu que o clube, intitulado “o mais campeão dos campeões açorianos”, foi 38 vezes campeão Distrital e 16 vezes Campeão Açoriano à Taça de Portugal – participando em 25 edições do Torneio Açoriano. Foi Campeão Insular em 1963/1964; foi Campeão Único da Eliminatória Açores/Ultramar e o primeiro Clube a entrar nas meias-finais da Taça de Portugal, na temporada 1963/1964. Em 1978/1979 foi o primeiro clube dos Açores a disputar um campeonato nacional.

Tendo conquistado 500 taças ao longo da sua existência, o Lusitânia não se remetia apenas ao futebol, embora esta fosse a modalidade mais disputada. Actualmente é o futebol, o futsal – que retomou em 2014 – e o basquetebol – onde chegou a conquistar uma Taça da Liga – que mantêm o clube vivo e a crescer.
Este voto de congratulação foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional.

Horta, 7 de Julho de 2022
CHEGA I Comunicação V