CHEGA CONDENA VERGONHA QUE SE PASSA NO BAIRRO PIEDADE JOVEM NOS ARRIFES

248

Nos Arrifes, no bairro Piedade Jovem, há anos que vários blocos de apartamentos estão por acabar, a degradar-se e a servir para actos menos lícitos que incomodam toda a comunidade circundante e a própria freguesia. O deputado José Pacheco visitou o empreendimento da Piedade Jovem, onde contactou com moradores, que se mostraram desagradados com a falta de uma solução para os apartamentos abandonados.

Os lotes tiveram de ser emparedados para travar a delapidação do património, nomeadamente varandas e até as loiças de casa de banho, mas não há fim à vista para que sejam recuperados e ali possam habitar famílias que tanto deles necessitam.

A falta de habitação, não só na freguesia dos Arrifes, é uma preocupação de muitos jovens casais que procuram uma primeira casa para iniciar uma vida em comum. “Os preços exorbitantes do arrendamento e a falta de capacidade financeira para recorrer ao crédito, são limitadores do início dessa ansiada vida de casal”, referiu o deputado do CHEGA que acrescentou a necessidade de se resolver com urgência o problema daqueles apartamentos fechados.

O empreendimento Piedade Jovem concentra várias modalidades de apartamentos, sendo alguns adquiridos pelos próprios proprietários, outros propriedade do Governo Regional e outros propriedade da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que ali fizeram realojamentos de famílias sinalizadas como carenciadas.

Naquele loteamento continuam lotes inacabados e votados ao abandono, que se degradam de dia para dia, e que impossibilitam que casais dos Arrifes, mas não só, tenham acesso a uma habitação condigna.

Os próprios edifícios têm sido vandalizados, encarecendo posteriormente a sua reabilitação, e muitas têm sido as queixas de quem ali mora de outros actos de vandalismo e toxicodependência que acabam por manchar o bom nome de toda a freguesia.

Aquele bairro já tem sido alvo de várias intervenções sócio-habitacionais, nomeadamente com o desenvolvimento de um plano de acção do pólo local de desenvolvimento e coesão social – no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social do anterior governo, mas o que é certo é que o bairro está actualmente ao abandono e são poucos os espaços comuns que ajudem a promover o espírito comunitário, tão apregoado pelo governo socialista.

Neste sentido, o CHEGA vai entregar na Assembleia Legislativa Regional um requerimento para pedir explicações ao Governo Regional acerca do abandono a que foi votado aquele empreendimento e perceber se existe algum projecto para a reabilitação dos edifícios.

O loteamento Piedade Jovem, nos Arrifes, foi construído em 2008 com 365 fogos e algumas fracções foram adquiridas em regime de custos controlados. No entanto, a empresa de construção civil responsável pelo projecto faliu e não concluiu o empreendimento, tendo então o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) tomado posse de uma parte dos lotes, que cedeu depois à Região e à Câmara Municipal para realojamentos.

Ponta Delgada, 21 de Junho de 2022
CHEGA I Comunicação