CHEGA AÇORES E MADEIRA UNIDOS PELA DEFESA DAS AUTONOMIAS

408

O vice-presidente do CHEGA e representante do CHEGA nos Açores entende que as Regiões Autónomas devem estar unidas na defesa das Autonomias. José Pacheco esteve de visita à Madeira, entre os passados dias 18 e 20 de Março, onde contactou com a recém-direcção do CHEGA Madeira e com militantes e simpatizantes do partido na Região Autónoma da Madeira.

Para José Pacheco tratou-se de uma deslocação bastante positiva que permitiu trocar impressões, a vários níveis, com os responsáveis do CHEGA na Madeira, tendo ficado o compromisso, de ambas as partes, de trabalharem em conjunto em prol do bem comum, nomeadamente ao nível do aprofundamento das “singularidades” dos dois arquipélagos. “Isso é muito importante, porque quem está longe, nem sempre compreende o que é ser ilhéu e viver nos Açores ou na Madeira”, salientou José Pacheco.

Do encontro com o líder do CHEGA Madeira, Miguel Castro, ficou ainda a concordância da necessidade dos dois arquipélagos poderem beneficiar de aprendizagens comuns, nomeadamente ao nível do turismo, em que se podem tirar muitas ilações. De acordo com o dirigente do CHEGA nos Açores, “temos muitas lições a aprender com os madeirenses e os madeirenses também podem aprender com os açorianos. E temos de saber comunicar e transmitir esta sabedoria – nomeadamente ao nível do turismo, onde os Açores só agora começam a ter uma afluência turística mais significativa, mas temos de ter cuidado com as massificações. Podemos aprender com o bom da Madeira e os erros que foram feitos”, comentou.

Sobre esta matéria, José Pacheco colocou-se ao lado das reivindicações dos dirigentes do CHEGA na Madeira, como sejam a descida no preço dos combustíveis, a redução do IVA e, noutro nível, contra a construção de um teleférico na zona do Curral das Freiras que, de acordo com o CHEGA Madeira, será um atentado ambiental sem retorno.

Deixando uma mensagem à mais recente direcção do CHEGA Madeira, José Pacheco disse acreditar estarem reunidas as condições para que as duas estruturas regionais possam realizar um trabalho com pontos convergentes, consolidando, assim, e cada vez mais, o partido em cada uma das Regiões Autónomas de Portugal.

A deslocação à Madeira terminou com um jantar convívio que juntou dezenas de militantes e simpatizantes do CHEGA na Madeira e com a garantia dos dirigentes do CHEGA de continuarem este trabalho de estreitamento de relações entre os Açores e a Madeira.

Recorde-se que o vice-presidente do CHEGA e deputado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores foi também recebido, em audiência, pelo Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, José Manuel Rodrigues.

Ponta Delgada, 21 de Março de 2022