O deputado do CHEGA, José Pacheco, reuniu com a Direcção do Núcleo das ilhas de São Miguel e Santa Maria da Liga dos Combatentes para avaliar a possibilidade de os cerca de cinco mil antigos combatentes residentes nos Açores virem a beneficiar de descontos em viagens aéreas através da SATA Internacional.
Neste sentido, o CHEGA pretende enviar à Assembleia Legislativa Regional uma proposta para que os antigos combatentes residentes no Arquipélago possam beneficiar de um desconto em viagens na SATA Internacional para território continental.
De acordo com José Pacheco, este desconto poderia ser atribuído mediante a apresentação do Cartão de Antigo Combatente – decorrente do novo Estatuto do Antigo Combatente – para que os antigos militares envolvidos em conflitos pudessem beneficiar destes descontos.
No final da reunião com a Direcção do Núcleo das ilhas de São Miguel e Santa Maria da Liga dos Combatentes, o parlamentar explicou que esta seria uma medida que beneficiaria os cerca de cinco mil antigos combatentes residentes nos Açores, à semelhança dos descontos de que já usufruem por serem portadores do Cartão de Antigo Combatente.
Nesta reunião, a pedido do CHEGA, foram também abordadas outras questões, nomeadamente as dificuldades dos antigos combatentes em aceder a alguns dos benefícios consagrados no Estatuto do Antigo Combatente na Região – tais como a isenção de taxas moderadoras e o acesso gratuito aos transportes públicos.
Face a estas dificuldades, o CHEGA mostrou-se disponível para colaborar com a Liga dos Combatentes na procura de soluções que possam ajudar aqueles que estiveram envolvidos em antigos conflitos militares.
O deputado José Pacheco garantiu, por isso, que o CHEGA vai apresentar uma proposta de âmbito social para ajudar a debelar estas e outras preocupações dos antigos combatentes.
Ponta Delgada, 25 de Fevereiro de 2022
CHEGA I Comunicação