CHEGA SAI EM DEFESA DOS PESCADORES E ARMADORES DOS AÇORES

56

O deputado do Chega, José Pacheco, sentou hoje, à mesma mesa, pescadores e armadores dos Açores e a Secretaria Regional do Mar e Pescas.
Depois de na passada Segunda-feira José Pacheco ter estado com os pescadores e ouvido as suas preocupações em particular no que concerne à descarga de atum nas lotas da Região, o parlamentar promoveu uma reunião com a tutela e os pescadores tendo em vista a procura de uma solução, a curto prazo, que beneficie a classe piscatória da Região.
Recorde-se que em causa está a impossibilidade de barcos com mais de 20 metros poderem fazer a descarga de atum na lota de Ponta Delgada, enquanto é permitido a embarcações mais pequenas poderem descarregar 8 toneladas de 4 em 4 dias. Uma situação que para além de criar desigualdades dentro do sector, também provoca custos acrescidos em termos de combustível, com a tripulação, seguros, etc.
Os armadores sentem-se discriminados e defendem tratamento igual para todos os armadores e pescadores.
Ciente dos constrangimentos porque estão a passar alguns armadores e pescadores, Paulo Medeiros, em representação do Secretário Regional do Mar e das Pescas, deixou o compromisso aos pescadores e armadores de, com a maior brevidade possível, encontrar uma solução mais vantajosa para todos os armadores e pescadores, deixando ainda a garantia de que, dentro de algumas semanas, poderão efectuar a descarga do atum na ilha de Santa Maria, aquando do início de funções do novo entreposto frigorífico que deverá estar a funcionar no final do mês de Setembro.
Garantias que agradaram o deputado do Chega, em particular porque “mostra a abertura deste Governo em estar ao lado de quem trabalha, valorizando uma classe que há muito tem sido esquecida”, disse José Pacheco.
Para o parlamentar, “esta é a verdadeira democracia, sendo exercida de forma positiva na solução dos problemas reais”, frisando que “é para isso que o Chega cá está: para intervir quando necessário for, respondendo aos anseios e preocupações de todos os açorianos e estando ao lado de todos quantos precisam de nós seja nas Pescas, na Agricultura, ou em qualquer outro sector de actividade dos Açores”.

Ponta Delgada, 14 de Setembro de 2021
CHEGA I Comunicação