CHEGA LAMENTA QUE EM 30 ANOS SE TENHA PASSADO DE EXCESSO PARA FALTA DE PROFESSORES NOS AÇORES

42

O Chega Açores disse hoje apoiar a proposta de Decreto Legislativo Regional que prevê um regime de concessão de bolsa de estudos para a frequência de mestrado na área da formação de professores, considerando a educação um dos pilares de qualquer sociedade.
Intervindo na sessão plenária que discutiu esta proposta, José Pacheco lamentou que em cerca de 30 anos, se tenha passado de um excesso de professores em várias disciplinas, para uma realidade em que há falta de docentes.
Uma situação que o deputado considera “inadmissível” entendendo ser reveladora de “um sinal de desmazelo e descuido para com este sector”.
Para o parlamentar, trata-se de uma situação que não pode continuar a acontecer, simplesmente porque ao longo dos últimos anos foram tomadas medidas, por governos socialistas, inclusive na República, que fizeram com que a carreira dos professores deixasse de ser aliciante, “e é isso que devemos combater”, advertiu, ressalvando que o importante passa por “criar oportunidades de boa formação para os professores porque são eles os responsáveis pela instrução das nossas crianças e jovens e essa tem que ser uma preocupação de todos, porque pelos erros hoje cometidos, pagaremos todos amanhã”.
Para José Pacheco, a proposta apresentada pelo PSD, CDS-PP e PPM “não é uma solução, mas sim um remendo”, defendendo que é preciso encontrar “outras soluções para que a carreira de professor seja cativante e dignificante”. Do mesmo modo, o parlamentar alertou que a par da carreira de professor, deve ser dada ainda atenção a tantas outras profissões que estão em falta na sociedade e que precisam ser reavivadas e acarinhadas pelo Governo, de forma a que não se assista nestas profissões ao mesmo que está a acontecer com a carreira de docente.

Horta, 14 de Julho de 2021
CHEGA I Comunicação