CHEGA AÇORES DEFENDE BEM-ESTAR ANIMAL E APOIA A CRIAÇÃO DO PROVEDOR REGIONAL DO ANIMAL

42

O Grupo Parlamentar do Chega revelou hoje, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, que o bem-estar animal também é uma preocupação do Chega.

Intervindo no debate que pretende criar a Figura do Provedor Regional do Animal, José Pacheco recordou que há animais com diversos fins, ressalvando que há os de companhia, os de trabalho, outros que são usados em tradições e animais que servem para sustento, advertindo para a necessidade de se defender qualquer animal, tendo presente que “há uns que defendo e outros que quero comer. Devemos colocar cada animal no seu lugar e para o que serve”, disse, alertando que qualquer que seja o fim ou a esperança média de vida de um animal, que todos devem ser tratados de uma forma digna, com carinho e respeito, sem descurar o bem-estar destes animais, tenham eles o fim que tiverem”.

O deputado considera que a defesa dos animais não deve ser descurada, entendendo, por outro lado, ser “inconcebível que um cachorro seja bem tratado, mimado e até durma com os donos na mesma cama apenas quando é bebé e, na idade adulta, este mesmo animal seja abandonado apenas porque deixou de ter graça para os donos”, observou.

Para José Pacheco não é admissível “que muitos animais sejam abandonados quando chegam à idade adulta, que passem fome ou que fiquem amarrados em qualquer quintal”, alertando que essa deve ser uma preocupação de todos.

Horta, 20 de Maio de 2021
CHEGA I Comunicação