O Presidente do CHEGA e candidato às eleições presidenciais de 18 de Janeiro de 2026, André Ventura, está nos Açores onde assumiu que a Região precisa de mais e melhor Autonomia, mas sempre tendo em consideração quem vive nas Regiões Autónomas.
Em conferência de imprensa, o candidato presidencial explicou que as Autonomias são muitas vezes exemplo a nível nacional, destacando o trabalho que tem sido feito pelo CHEGA Açores em defender mais habitação, prioridade nas creches para crianças que têm pais que trabalham, o fim da subsidiodependência, mas também a actualização da Lei de Finanças Regionais e o fim do cargo do Representante da República.
André Ventura mostrou-se confiante numa vitória nos Açores numa primeira volta das presidenciais e garantiu que, quando vencer as eleições a 18 de janeiro de 2026, não será “uma jarra de enfeitar”, como os seus antecessores, mas terá ambição para mudar o panorama nacional e ser um Presidente diferente: “sem medos”.
Numa conferência de imprensa onde esteve também o Presidente do CHEGA Açores e deputado, José Pacheco, assim como os deputados à Assembleia da República Rui Paulo Sousa e Ana Martins, e os deputados à Assembleia Legislativa Regional, Olivéria Santos e Francisco Lima, André Ventura garantiu que quer ser um Presidente de intervenção e que não vai ter medo de defender os Açores.
Por seu lado, o Presidente do CHEGA Açores, José Pacheco, pediu a André Ventura o compromisso que não olhe para os Açores como “apenas um postal ilustrado”, mas como parte integrante e muito importante de Portugal.
José Pacheco destacou a importância dos Açores ao nível do espaço marítimo e do espaço aéreo, destacando a necessidade de uma atenção especial para a Região que tem problemas “gritantes” como os edifícios degradados e abandonados do Estado, a Lei de Finanças Regionais desactualizada, ou mesmo constrangimentos legislativos que travam o aumento da habitação.
Situações que precisam de uma defesa diferente por parte da República e também do Presidente da República.
O candidato do CHEGA às próximas eleições presidenciais, André Ventura, vai estar em São Miguel até amanhã, onde participa numa arruada pelas 16 horas, no centro de Ponta Delgada.
Ponta Delgada, 3 de Dezembro de 2025
CHEGA I Comunicação



