O deputado Francisco Lima esteve na Escola Básica e Integrada dos Biscoitos para aferir no local a degradação do edifício, conforme denunciado por professores e encarregados de educação em várias queixas e abaixo-assinados.
Antes da visita, o deputado reuniu com o Conselho Executivo da Escola, que enunciou as principais preocupações, nomeadamente a falta de segurança para alunos, professores e restante comunidade escolar. Relativamente ao estado do edifício da escola, foi referido que, apesar de ter sido lançado, em 2023, um concurso para obras de requalificação, o mesmo ficou deserto, não tendo sido abertas novas candidaturas desde então.
Após a reunião, o deputado percorreu o interior e exterior do edifício, constatando directamente o estado avançado de degradação que, em vários pontos, já obrigou ao isolamento de áreas por questões de segurança. O deputado considerou a situação uma “vergonha absoluta, digna de um país do terceiro mundo”, salientando que os problemas da escola se arrastam há décadas sem solução.
Francisco Lima sublinhou que é incompreensível a ausência de acção do actual Governo Regional e classificou como “arrogância ou incompetência pura e dura” o facto de o Director Regional nunca ter visitado a escola. “Em vez de gastar recursos com assessores para atacar deputados do CHEGA nas redes sociais e jornais, seria mais útil colocá-los a trabalhar para resolver problemas reais das nossas escolas”, declarou.
Face a esta realidade, o CHEGA/Açores vai avançar com um requerimento parlamentar, exigindo explicações quanto às garantias de segurança do edifício e pressionando o Governo Regional para que proceda a um levantamento técnico rigoroso do estado da infraestrutura; assegure condições mínimas de segurança; lance, com carácter de urgência, um novo concurso para as obras de requalificação.
O deputado Francisco Lima reforça que é inconcebível, numa região onde metade do orçamento é destinado à Educação e à Saúde, existirem estabelecimentos de ensino em condições de degradação tão graves, colocando em risco alunos e profissionais.
Praia da Vitória, 23 de Setembro de 2025
CHEGA I Comunicação
#autarquicas2025 #PraiadaVitoria #FranciscoLima
#ChegaAçores #JoséPacheco #OliveriaSantos #FranciscoLima #HeliaCardoso #JosePauloSousa #partidochega #andréventura #CHEGA #NãoNosCalarão #SomosATuaVoz #Açores



