CHEGA DENUNCIA: ATAQUE DE PRAGAS DE PÁSSAROS E RATOS COMPROMETEM A VITIVINICULTURA NA ILHA TERCEIRA

233

Os deputados Francisco Lima e Hélia Cardoso, estiveram, hoje, na freguesia dos Biscoitos na Ilha Terceira, na sequência de insistentes queixas dos Vitivinicultores relativamente ao ataque das pragas de ratos, rolas e melros, que este ano, mais do que nunca, estão a pôr em causa a produção de vinho na Ilha Terceira.

Os deputados puderam testemunhar “in loco“ um cenário devastador. A vinha estava praticamente dizimada e o Agricultor completamente desanimado!

De uma expetativa de produzir cerca de 20.000 lts de vinho, se este Vitivinicultor conseguir 10.400 lts já será muito! Esta quebra de 50% é transversal às vinhas na Terceira.

A manter-se a inação por parte do Governo Regional que anda a prometer há anos resolver o problema, mas que não resolve, qualquer dia não vamos ter comida na mesa que não seja importada. Não é assim que vamos fixar jovens na agricultura!

Como o CHEGA tem vindo a denunciar, este é um grave problema que aflige não só os vitivinicultores, como os restantes agricultores. Os prejuízos são enormes e há culturas completamente dizimadas por essas pragas. A atividade agrícola começa a estar em risco nos Açores se nada for feito.

O CHEGA vai apresentar já em setembro proposta de nova legislação para que o combate a praga de ratos possa ser feito com recurso a arma de fogo e para que o combate à praga de rolas e melro preto possa ser feita de forma efetiva sem mais burocracias e sem mais demoras.

Está na hora dos políticos assumirem as suas responsabilidades para com aqueles que trabalham, criam riqueza e pagam impostos. Não basta andar em campanhas eleitorais a fazer promessas vãs para caçar os votos e depois virar as costas a quem precisa. Este é “chão que já deu uvas “!