Os deputados do CHEGA, Francisco Lima e Hélia Cardoso, estiveram no porto da Praia da Vitória onde constataram, uma vez mais, que a única grua que estaria operacional, está novamente avariada.
O CHEGA tem vindo a denunciar, por várias vezes, situações de inoperacionalidade de gruas nos vários portos dos Açores, inclusive no porto da Praia da Vitória, o que tem causado elevados prejuízos à economia local.
Aliás, alertados por empresários locais, os deputados do CHEGA depararam-se no porto da Praia da Vitória com um barco de cereais ali atracado desde Quinta-feira, e que está sem previsão de descarga, pois a única grua que estaria operacional, está novamente fora de serviço.
De acordo com o deputado Francisco Lima, “estas constantes avarias têm causado enormes constrangimentos e graves prejuízos aos empresários, dado que são estes que têm de suportar os acréscimos de custos relacionados com inoperacionalidade da grua. Os prejuízos são na ordem de dezenas de milhares de euros”, declarou.
O parlamentar destaca que “os empresários terceirenses têm sido as principais vítimas da incompetência da empresa Portos dos Açores, que não consegue assegurar as condições de operacionalidade do porto, como era suposto acontecer”. E acrescenta que, apesar de haver duas gruas no porto da Praia da Vitória, “nenhuma delas está neste momento operacional e é por demais evidente o desleixo e a incompetência como este assunto tem sido tratado, sendo um problema que se arrasta há décadas”, salienta.
Esta não é uma situação nova, e que tem sido denunciada várias vezes pelo CHEGA, uma vez que vários portos da Região se têm debatido com problemas de gruas avariadas e a necessitar de manutenção, o que causa demasiados prejuízos a quem delas precisa diariamente e coloca em causa a própria segurança das operações portuárias.
O CHEGA vai continuar a acompanhar este assunto – que causa demasiados prejuízos aos empresários – e vai exigir que o Governo Regional tome medidas concretas para a resolução destes problemas, “nomeadamente com a manutenção adequada das gruas e pessoal competente a gerir as empresas públicas, em vez de comissários políticos”, declarou o deputado Francisco Lima.
Praia da Vitória, 27 de Abril de 2024
CHEGA I Comunicação