O deputado José Pacheco manifestou hoje a posição do CHEGA, a favor da tauromaquia que, no caso dos Açores, é uma questão de tradição e de cultura.
José Pacheco falava a propósito de um Decreto Legislativo Regional, apresentado pelo PAN, que “determina o fim das touradas e prevê apoios aos trabalhadores e à reconversão das praças de touros”, argumentando que as touradas apenas ocorrem, maioritariamente, em apenas três ilhas.
“Compreendo perfeitamente os argumentos do PAN, e respeito esses argumentos, e compreendo que há maior sensibilidade da nossa sociedade sobre este assunto”, referiu o parlamentar do CHEGA que lembrou que “não se pode fazer por decreto aquilo que vai contra a vontade do povo. E é o que está a acontecer. O povo das três ilhas dos Açores onde a tauromaquia é tradição e cultura, gosta de touradas”.
Ou seja, a maioria da população gosta de touradas, apesar de “haver pessoas na Terceira que não gostam de touradas, e de haver pessoas no CHEGA que não gostam de touradas, a maioria gosta e nós respeitamos a maioria”, destacou o parlamentar.
José Pacheco admitiu ser sensível aos argumentos do PAN para querer acabar com as touradas nos Açores – “enquanto pessoa que defende o bem-estar animal, enquanto pessoa que gosta de animais” – no entanto, considerou que querer impor essa visão “por decreto, quando é contra a vontade do povo, não contem com o CHEGA”, concluiu.
Horta, 18 de Outubro de 2023
CHEGA I Comunicação