CHEGA ELOGIA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS AÇORIANOS NA JORNADA MUNDIAL DE JUVENTUDE

14

A realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023, levou milhares de jovens de todo o mundo para vários encontros com o Papa Francisco, e os jovens Açorianos também marcaram presença no maior evento católico de jovens do mundo.

Em vários momentos de fé e de celebração de uma Igreja viva, coroados com as celebrações que contam com a presença do Papa, como a cerimónia de acolhimento e de abertura, a Via-Sacra, a Vigília e a Missa de Envio, que foram os momentos altos da Jornada Mundial da Juventude.

No meio dos milhares de jovens de todo o mundo, mais de mil jovens Açorianos estiveram em Lisboa durante uma semana para estar em comunhão com outros jovens e com o Papa Francisco e para viverem este momento único.

Na leitura do voto de saudação, José Pacheco lembrou que a Jornada Mundial da Juventude começou a ser preparada muito tempo antes de acontecer. “Nos Açores, durante mais de dois anos, a Diocese de Angra, através do Comité Organizador Diocesano, liderado pelo padre Norberto Brum, empenhou-se em incentivar, informar e movimentar os jovens para a preparação daquela semana”, referiu.

O parlamentar recordou eventos, catequeses, acções de formação e informação sendo que, todos os meses, a cada dia 23, as paróquias JMJ do Arquipélago assinalavam o evento. Também a passagem dos símbolos da JMJ – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – por todas as ilhas dos Açores foi outro momento marcante na Diocese de Angra e que envolveu centenas de jovens açorianos.

A missa celebrada com uma centena de jovens na montanha do Pico, pelo Bispo D. Armando Esteves Domingues, assim como um pacto com a natureza assinada no cimo da montanha foram eventos de antecipação à Jornada Mundial da Juventude. A vivência dos Dias na Diocese, nas ilhas de São Miguel e Terceira, culminou com uma celebração diocesana, na ilha de São Miguel, – Missa do Envio para a Jornada – e que reuniu os jovens açorianos inscritos para a JMJ 2023, bem como os jovens estrangeiros que passaram pelos Açores antes de rumarem a Lisboa.

“Numa experiência de fé e de celebração de uma Igreja viva, os Açorianos marcaram presença na Jornada Mundial da Juventude, manifestando a sua fé e empenho em melhorar o mundo e a si próprios, mostrando que Portugal e os Açores são maioritariamente católicos e que a Igreja vive”, rematou José Pacheco.

Horta, 14 de Setembro de 2023
CHEGA I Comunicação