O deputado do CHEGA Açores esteve esta tarde reunido com a direcção do Clube Motard de Santa Maria que se mostrou preocupada com a Lei Regional das inspeções periódicas a ciclomotores e motociclos que a consideram discriminatória em relação à aplicada no restante território nacional.
José Pacheco reconheceu que é toda a justiça que a legislação regional vá ao encontro da legislação nacional, colocando assim, em pé de igualdade, todos os condutores deste tipo de veículos.
O deputado avançou, ainda, que estará disponível para aprovar, no parlamento açoriano, qualquer iniciativa legislativa que vá no sentido de equiparar a legislação regional com a nacional, independentemente do partido que a apresentar, por entender que o que “aqui está em causa é a reposição da justiça entre os proprietários de ciclomotores e motociclos açorianos e os de Portugal Continental”.
Nos Açores, é obrigatória a realização de inspecções periódicas anuais em motociclos, independentemente da cilindrada, após o quarto ano de matrícula, o mesmo não acontecendo a nível nacional, sendo que diferem, ainda, os valores aplicados na Região e no resto do país. Uma situação que o deputado considera que importa ser revista, de modo a não continuar a prejudicar os condutores açorianos.
Durante o encontro que José Pacheco manteve com a direcção do Clube Motard de Santa Maria outras questões foram abordadas como a necessidade de se apostar mais na prevenção rodoviária, particularmente para os condutores de motociclos e ciclomotores.
Para José Pacheco nunca é demais investir na segurança rodoviária que, “às vezes, com gestos simples e uma boa formação e informação, até podem salvar vidas”, disse.
Vila do Porto, 30 de Agosto de 2023
CHEGA I Comunicação