CONSTANTES AVARIAS NA GRUA DO PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA RETIRAM POTENCIAL À ILHA TERCEIRA, AVISA O CHEGA AÇORES (VIDEO)

32

O deputado José Pacheco visitou hoje o Porto da Praia da Vitória, no segundo dia da visita oficial que está a realizar à ilha Terceira, onde verificou o estado das duas gruas que se encontram ao serviço das descargas e que estão frequentemente avariadas.

Em Maio deste ano o CHEGA enviou um requerimento ao Governo Regional, pedindo explicações acerca das constantes avarias de uma grua que foi adquirida em 2020 e da grua mais antiga daquele Porto, que está parada e inoperacional desde 2020. José Pacheco, acompanhado de elementos da Direcção do CHEGA Terceira, denunciou que as constantes avarias causam grandes constrangimentos aos empresários locais. “Havia uma grua velha com dezenas de anos, que não funcionava e criava constrangimentos e embaraços aos empresários da Terceira, especialmente aos da Praia da Vitória. Em 2020 foi adquirida uma nova grua por dois milhões de euros, mas a verdade é que a grua volta e meia está avariada e continua a causar graves prejuízos aos empresários”, reforçou o parlamentar.

José Pacheco entende que estes constrangimentos causados pelas constantes avarias da grua retiram potencial à ilha Terceira, e concretamente à Praia da Vitória, que “tanto já sofreu com a saída dos americanos da Base das Lajes”. Continuar a ter estes constrangimentos no segundo maior porto comercial da Região “não é razoável. Isso é afundar a ilha Terceira, é retirar à ilha Terceira todo o seu potencial”, acredita.

O CHEGA entende que a Praia da Vitória, onde se localiza o aeroporto da ilha Terceira, bem como o porto comercial, “tem capacidade para ir muito mais além. Não esquecendo a posição geo-estratégica que a ilha Terceira tem e que pode ser usada para evoluir. Podíamos ter aqui uma plataforma comercial, que pode criar emprego e potenciar a economia, não só da Terceira, mas também de todo o Arquipélago”. José Pacheco acrescenta mesmo que “estamos perante o “ouro” dos Açores, temos um porto e um aeroporto, e muito potencial que não pode ser ignorado”.

O parlamentar defendeu ainda a necessidade do Porto da Praia da Vitória ser ampliado, mas com um cais multiusos, por forma a incluir todo o tipo de serviços. “Devido à sua localização geo-estratégica, o CHEGA defende que deve ter uma utilização diversificada, servindo como cais de cruzeiros, porto comercial, e ter infra-estruturas para servir todo o tipo de barcos e serviços”, afirmou.

Nesta visita ao porto da Praia da Vitória, José Pacheco acusou ainda o Governo Regional de “incompetência e negligência” ao fingir que “não vê a situação e atira para a alçada da empresa Portos dos Açores a história da grua”. O CHEGA não aceita esta situação e acrescenta que “enquanto for o dinheiro dos contribuintes a pagar isto tudo, temos de parar este estado de coisas. Se fosse uma empresa privada, a grua já estava a trabalhar e alguém já estaria a ser responsabilizado. Quero explicações sobre o que se passa neste porto comercial, porque é o dinheiro dos nossos impostos que está aqui enterrado”, rematou.

José Pacheco lembrou que “não há empresas privadas dentro do Estado. Não há empresas que não prestam contas. A Portos dos Açores, a SATA, ou outras empresas públicas dos Açores, estão sob a alçada dos contribuintes. São os contribuintes a pagar. E nós temos o dever e obrigação de questionar tudo”, concluiu.

O deputado do CHEGA está em visita oficial à ilha Terceira. Depois do Porto da Praia da Vitória, à tarde, José Pacheco vai visitar – pelas 15 horas – a Reta da Achada onde poderá constatar as várias denúncias que têm sido dadas a conhecer ao CHEGA, relativamente ao estado do piso daquela via.

Ao fim do dia, pelas 18 horas, o contacto com a população será feito no Juncal, aproveitando a realização de uma tourada à corda.

No último dia da visita oficial à ilha Terceira, amanhã, 10 de Agosto, José Pacheco tem agendada, pelas 10h30, uma deslocação a vários caminhos rurais para avaliar o estado de manutenção e acessibilidade aos mesmos. Durante a tarde de Quinta-feira está previsto o contacto com a população na cidade da Praia da Vitória.

Praia da Vitória, 9 de Agosto de 2023
CHEGA I Comunicação