O deputado e líder do CHEGA Açores, José Pacheco, vai estar – a partir desta Sexta-feira e até Domingo – no arquipélago da Madeira, onde vai manter alguns contactos com a estrutura regional do partido, acompanhando também o líder nacional do partido, André Ventura.
José Pacheco vai aproveitar a ocasião para reunir com o líder do CHEGA Madeira, Miguel Castro, debatendo as singularidades dos dois arquipélagos, que podem ser depois transformadas em potencialidades comuns. Em cima da mesa estará a questão da revisão da Lei de Finanças Regionais; sendo também abordada a necessidade de cada arquipélago ser parte fundamental na gestão da sua zona marítima. A extinção do cargo de Representante da República é um dos assuntos também em comum aos dois arquipélagos, e que será abordado também com o líder do CHEGA, André Ventura.
O deputado e líder do CHEGA Açores vai também abordar com André Ventura estratégias que possam ajudar a defender a Autonomia dos Açores e da Madeira, na Assembleia da República. A este nível, está o sub-financiamento da Universidade dos Açores por parte do Governo da República, bem como a necessidade de um transporte marítimo de mercadorias mais eficaz e uma ligação marítima do continente a várias ilhas dos Açores, que o Governo da República não assume.
Relativamente a questões comuns aos Açores e à Madeira, José Pacheco vai também abordar com André Ventura o facto de os agricultores dos Açores e da Madeira terem ficado excluídos dos apoios financeiros excepcionais da República para colmatar as dificuldades impostas pela guerra na Ucrânia e pelo aumento dos custos de produção. Em cima da mesa vai estar também a questão do subsídio social de mobilidade para Açorianos e Madeirenses, que o Partido Socialista teima em manter com enorme burocracia e com prejuízos para as famílias que têm de desembolsar enormes quantias para sair das ilhas, passando depois por filas nos correios para serem reembolsadas.
Outra das questões que preocupa o CHEGA Açores prende-se com a falta de mão-de-obra no arquipélago para colmatar a enorme escassez de profissionais em vários sectores de actividade. Muito por culpa do Rendimento Social de Inserção (RSI), que continua a retirar do mercado de trabalho Açorianos em idade activa, e da emigração, que tem levado muitos Açorianos qualificados e não qualificados a procurar melhores condições de trabalho e de salários, o arquipélago vê-se a braços com uma urgente necessidade de mão-de-obra.
Nesta visita à Madeira, José Pacheco vai também marcar presença em várias iniciativas
partidárias, que vão contar com a presença do líder do partido, André Ventura. Nomeadamente, a apresentação oficial do cabeça-de-lista às eleições legislativas regionais da Madeira, que estão marcadas para 24 de Setembro, contactos com militantes e com a população madeirense.
Ponta Delgada, 29 de Junho de 2023
CHEGA I Comunicaçã