No Dia Internacional da Mulher, o CHEGA apresentou um voto de saudação na Assembleia Legislativa Regional como forma de homenagear todas as mulheres que diariamente ainda têm de lutar por igualdade.
Uma data que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, mas que muitos anos antes já as mulheres lutavam por igualdade de direitos e por melhores condições de trabalho.
“Não compreendo como em pleno século XXI, há mulheres a ganhar menos, há mulheres a serem maltratadas, ao lado dos homens. Temos de ser todos iguais e, por isso, deixo aqui uma posição muito pessoal – e do meu partido – daquilo que deve ser a igualdade entre todos”, iniciou o deputado José Pacheco.
Fazendo uma alusão histórica à data, o parlamentar lembrou que actualmente muitos países assinalam esta data “como forma de lembrar que ainda há problemas que precisam de ser resolvidos, no que diz respeito às mulheres, e que vão muito além da igualdade de direitos e da diferença salarial”. Isto porque “apesar de todas as conquistas e avanços ao longo dos tempos, ainda há um longo caminho a percorrer para a igualdade entre mulheres e homens”. Principalmente, referiu José Pacheco, um longo caminho “para evitar os feminicídios, para acabar com a discriminação a que ainda são votadas as mulheres”.
O voto de saudação do CHEGA foi aprovado por unanimidade, como forma de homenagear todas as mulheres e a sua luta.
Horta, 8 de Março de 2023
CHEGA I Comunicação