CHEGA ASSOCIA-SE A VOTO DE PESAR PELAS VÍTIMAS DOS SISMOS NA TURQUIA E NA SÍRIA

39

Tratou-se de um voto conjunto, emanado pela Assembleia Legislativa Regional, pelas vítimas dos sismos que, na madrugada de 6 de Fevereiro devastaram várias cidades e localidades do Sudeste da Turquia e do Noroeste da Síria.

Dois sismos, de magnitudes de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, que causaram a morte de mais de 40 mil pessoas nos dois países, um terço das quais crianças. Mas, de acordo com as Nações Unidas, este número pode duplicar já que milhares de pessoas que continuam sob os escombros dos prédios e das infra-estruturas que colapsaram após os terramotos.

No voto, apresentado pelo Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia, foi referido que na Turquia, o número de pessoas desalojadas ascende a um milhão, com cerca de 80 mil internadas nos hospitais. Já relativamente à Síria, a informação é muito escassa, estimando a UNICEF que mais de 2,5 milhões de crianças tenham sido directamente afectadas pelos sismos. “Segundo as Nações Unidas, haverá cerca de 26 milhões de pessoas em ambos os países a precisar de ajuda humanitária da comunidade internacional. Para nós, açorianos, acostumados às imprevisibilidades brutais da natureza, é tempo de manifestar toda a nossa solidariedade para com a população da Turquia e da Síria”, referiu Luís Garcia.

O deputado José Pacheco manifestou a sua solidariedade para com as vítimas desta catástrofe, referindo que nos Açores, terra vulcânica, “é preciso nunca esquecer e é preciso estarmos sempre atentos. Não desejamos que nada aconteça, mas é preciso estarmos sempre atentos”, referiu.

No final da votação, por unanimidade, a Assembleia Legislativa Regional fez um minuto de silêncio em memória das vítimas dos sismos na Turquia e na Síria.

Horta, 16 de Fevereiro de 2023
CHEGA I Comunicação