O segundo dia de Plenário iniciou-se hoje com uma sessão de perguntas ao Governo Regional, com resposta oral, relativamente à ilha Terceira, tendo o CHEGA questionado sobre o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira – PREIT.
Um Plano de Revitalização anunciado pelo Governo Socialista em 2015, para tentar colmatar a anunciada retirada de grande parte dos efectivos militares norte-americanos da ilha Terceira, mas que não teve grande aplicabilidade.
“Em Março de 2015 aparece o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira – PREIT – do Partido Socialista, que defendia também a instalação do comando de segurança marítima para o golfo da Guiné, na Praia da Vitória; o aproveitamento das potencialidades económicas do aeroporto das Lajes e do porto da Praia da Vitória, e a instalação do Tribunal da Relação dos Açores na ilha Terceira. Facto curioso, o governo da altura era do PS. Ou seja, os socialistas pediam a si próprios estas coisas”, referiu José Pacheco.
Neste sentido, e porque nada se concretizou entretanto, o parlamentar questionou o Governo: “qual o resultado do PREIT e de tudo isto, passados estes anos todos?”.
Na resposta, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e das Infra-estruturas, Berta Cabral, devolveu a pergunta para o Partido Socialista – que era Governo na altura – que optou por não responder.
Horta, 15 de Fevereiro de 2023
CHEGA I Comunicação