O CHEGA entende que os incentivos financeiros para a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos – designado por “Solenerge” – é uma oportunidade de as famílias açorianas pagarem menos na factura da luz.
“Os açorianos têm aqui a oportunidade de pagar menos electricidade, com o apoio de 100% na compra de painéis solares. É uma benesse para as famílias, mas também para o ambiente”, referiu José Pacheco no plenário acrescentando que “a energia solar é gratuita e temos de apostar cada vez mais na energia solar”.
O parlamentar referiu que os benefícios do Solenerge – apresentado pelo Governo Regional no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – não se esgotam nas famílias, sendo também extensíveis às empresas. “É um incentivo financeiro a que todas as famílias podem concorrer, mas também disponibilizado a todas as empresas. Isso permite que as pequenas empresas não sejam ultrapassadas pelas grandes empresas e sejam sempre os mesmos a usufruir de apoios”, referiu.
José Pacheco lembrou que foi também com o voto do CHEGA que este diploma baixou à comissão para ser apreciado – depois de apresentado na sessão plenária de Março – “porque há urgência de se fazer bem feito e não se perder dinheiro”, disse.
“Este é um bom diploma e é um bom diploma para os açorianos”, referiu José Pacheco que reforçou que os Açores “têm de depender cada vez menos do petróleo e ser mais inteligentes ao nível do consumo de energia”.
O Solenerge incentiva à produção de energia através de fontes de energia renováveis, através de um apoio a 100% às famílias e empresas açorianas para a aquisição de painéis fotovoltaicos, no entanto, José Pacheco lembrou a necessidade de se envolverem as autarquias em todo este processo e de haver um estreito acompanhamento por parte do governo na atribuição deste apoio.
Horta, 21 de Abril de 2022
CHEGA I Comunicação