Enderençando os parabéns pelo 1º Centenário da Sociedade Filarmónica Lira e Progresso Feteirense, o deputado do CHEGA associou-se ao Voto de Congratulação pelo 1º Centenário da Sociedade Filarmónica Lira e Progresso Feteirense apresentado, esta manhã, no hemiciclo parlamentar regional pelo PSD, por considerar que as “filarmónicas são um rico património dos Açores”.
Fazendo um apelo à Secretária Regional da Cultura, José Pacheco frisou que se deve olhar para as filarmónicas “não como uma peça de museu, mas como uma cultura viva e genuína dos Açores, que cada vez vivem com mais dificuldades, disse”.
Para o deputado, mais do que subsídios, o que as filarmónicas precisam é de tocar e de serem pagas pelo seu trabalho. “Custa muito ver as filarmónicas, com todo o mérito e respeito que me merecem, apenas e somente a desenvolverem o trabalho que fazem há mais de 100 anos”, observou o parlamentar.
Neste sentido, o deputado do CHEGA avançou que se poderá “usar e abusar deste património fantástico na promoção do turismo dos Açores e da nossa Região, acompanhando todos os que nos visitam”.
Entende o deputado que se é certo que as filarmónicas precisam de alguns apoios monetários, seja para formação ou aquisição de novos instrumentos, também é certo que se estas mesmas filarmónicas estiverem sempre em actividade, sendo pagas justamente pelo seu trabalho, poderão ficar numa situação financeira mais confortável, contribuindo, de igual modo, para uma maior dinâmica cultural e turística tanto das próprias filarmónicas como dos Açores.
Por último, José Pacheco endereçou ainda os “parabéns a todas as filarmónicas dos Açores pela grande resistência que têm tido ao longo dos séculos”.
Horta, 21 de Outubro de 2021
CHEGA I Comunicação