Preocupado com a falta de auxiliares em muitas escolas dos Açores, o CHEGA questionou a Secretária Regional da Educação, na Assembleia Legislativa dos Açores, onde foi ouvida na Comissão de Assuntos Sociais a propósito do Plano e Orçamento da Região para 2021, sobre o que considera um problema que, ao longo dos últimos anos, não tem sido resolvido.
De acordo com José Pacheco, o problema da falta de auxiliares foi sendo “remendado com programas ocupacionais”, considerando que “é preciso completar quadros e outros serem reforçados, principalmente em escolas que foram requalificadas ou construídas e que continuaram com os mesmo funcionários quando estas mesmas escolas tinha menos de metade da actual dimensão”, disse.
Para o parlamentar esta é uma situação que precisa ser revista de forma a dar “estabilidade a quem trabalha nas escolhas, de modo a que estes colaboradores sintam segurança e não que estão a trabalhar a prazo”.
Por outro lado, José Pacheco alertou ainda para a necessidade de se darem respostas às escolas que andam a reclamar alguma formação extra-curricular para o bem de toda a comunidade escolar e de toda a sociedade.