O Grupo Parlamentar do CHEGA deu hoje o seu voto favorável, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, ao Projecto de Resolução, apresentado em plenário, que recomenda ao Governo Regional a atribuição de um Subsídio de Risco aos Bombeiros Profissionais ao Serviço das Associações Humanitárias dos Açores como suplemento remuneratório, bem como ao Projecto de Resolução, que prevê medidas de apoio às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Região Autónoma dos Açores para fazer face às contingências resultantes da pandemia covid-19.
Intervindo no plenário, que decorre na cidade da Horta, o deputado José Pacheco considerou que o CHEGA “acompanha tudo o que seja para valorizar, defender e dar alguma dignidade aos Bombeiros”, ressalvando o importante papel que todas as Corporações de Bombeiros dos Açores desempenham na sociedade, “quer sejam nos momentos de aflição, mas também em momentos de menos aflição que, igualmente, têm dado algum contributo positivo”.
Para o CHEGA é da mais elementar justiça aprovar este suplemento remuneratório para os Bombeiros dos Açores, garantindo que este Grupo Parlamentar estará sempre “do lado dos nossos soldados da paz” que, se preciso, pagam com a própria vida a defesa das populações.
José Pacheco deixou ainda o alerta ao presidente do Governo Regional dos Açores para que o Executivo não se lembre dos Bombeiros apenas quando “estamos perante uma pandemia”. O parlamentar lança o repto para que se olhe com “especial carinho” para todas as Associações Humanitárias dos Bombeiros dos Açores de todas as ilhas do arquipélago, da mais pequena à maior”, frisando que “jamais sejam esquecidas”.
Por outro lado, o Grupo Parlamentar do CHEGA entende ainda ser urgente que os bombeiros sejam considerados “uma força fundamental na nossa sociedade para que não voltem a passar pelos constrangimentos que foram tornados públicos desde que começou a pandemia e que revelaram dificuldades que se prendiam com viaturas, fardas, entre outros aspectos que são cruciais ao bom desempenho da sua missão”.
“Espero que possamos todos acarinhar os nossos soldados da paz como eles merecem com a dignidade que merecem e a importância que têm”, concluiu.
Horta, 25 de Março de 2021
CHEGA I Comunicação