O Grupo Parlamentar do CHEGA Açores quer ouvir o Presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, Rui Coutinho, a propósito dos recentes problemas operacionais da companhia aérea (avarias e cancelamentos), principalmente inter-ilhas, que têm causado grandes constrangimentos à operação da companhia aérea.
Num requerimento enviado hoje ao Presidente da Comissão de Economia, os deputados do CHEGA querem ouvir Rui Coutinho, com carácter de urgência, a propósito das constantes avarias de aeronaves do Grupo SATA que têm condicionado gravemente a operação inter-ilhas.
Os parlamentares querem ouvir também Rui Coutinho acerca do plano de reforço da SATA para dar resposta ao aumento da procura, quer por parte dos Açorianos, quer por parte do turismo.
O deputado Francisco Lima refere que “a falta de capacidade de resposta do Grupo SATA está a colocar em causa a economia e a coesão territorial”, registando-se ilhas em que mesmo antes do início da época alta “não se consegue marcar um voo num curto espaço de tempo”.
O foco da audição de urgência ao Presidente da SATA também irá incidir na gestão de carga aérea da SATA, que actualmente se tornou muito mais burocrática e muito menos expedita, “quando antes tudo era feito no balcão da SATA e era muito mais rápido. Também os empresários estão a ser vítimas destas políticas da SATA”, refere Francisco Lima.
Para o parlamentar “devem ser prestados urgentemente os devidos esclarecimentos aos Açorianos, até porque a SATA tem as debilidades que todos conhecemos e têm de ser tomadas opções para o futuro, mas que salvaguardem a mobilidade dos Açorianos”, concluiu.
Ponta Delgada, 28 de Maio de 2025
CHEGA I Comunicação