CHEGA CONCORDA COM AVALIAÇÃO DO IMPACTO DOS MANUAIS ESCOLARES

0

O CHEGA sempre se declarou contra os manuais escolares nas escolas dos Açores, no entanto, já que foi uma medida já implementada, defendeu que se estudasse o impacto dos mesmos nos alunos Açorianos.
Uma medida que o Governo Regional já está a finalizar, mas que o PS quis acelerar. A deputada Hélia Cardoso defendeu a posição do CHEGA, lembrando a discordância em relação à proposta socialista de definir o prazo de seis meses para o envio do relatório ao Parlamento, já que o executivo entende serem necessários 18 meses “para que se obtenha uma avaliação com qualidade”.
Hélia Cardoso disse esperar que o caderno de encargos para esta avaliação já esteja concluído, “e endereçados os convites às três entidades, uma vez que já passou praticamente um mês” da informação indicada pela Secretária Regional da Educação.
A parlamentar fez uma analogia às vacinas COVID para referir a “pressão” com que se está a debater a situação dos manuais digitais. “A vacina surgiu em meses, quando normalmente são necessários anos, o que conduziu a que exista actualmente uma desconfiança generalizada sobre a mesma” e acrescentou que não se pretende que o mesmo aconteça com esta avaliação: “que se gaste verbas num estudo faz-de-conta, que não servirá como base de decisão, porque não lhe é reconhecida credibilidade. Um estudo implica recolha de dados, a sua validação, o tratamento, a sua análise, sem esquecer que antes há ainda o procedimento da adjudicação do estudo”, concluiu.
Horta, 16 de Janeiro de 2025
CHEGA I Comunicação
#chegaaçores #ChegaAçores #JoséPacheco #josepacheco #OliveriaSantos #FranciscoLima #HeliaCardoso #JosePauloSousa #partidochega #andréventura #CHEGA #andreventura #NãoNosCalarão #SomosATuaVoz #Açores