CHEGA QUESTIONA HORÁRIOS DE LOTAS NA ÉPOCA DE NATAL

0

O encerramento das lotas dos Açores durante vários dias até ao final do ano, motivou um requerimento da parte do Grupo Parlamentar do CHEGA Açores que pretende saber qual o horário das lotas para a época de Natal e como foi definido esse horário. Em causa estão queixas, por parte de pescadores e compradores, que o facto de as lotas apenas abrirem para leilão a 20 e a 27 de Dezembro, prejudica a frescura do pescado que acaba por desvalorizar.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional, os deputados do CHEGA questionam se os pescadores foram devidamente informados relativamente aos horários que serão praticados pelas lotas na quadra natalícia, questionando o mesmo em relação aos empresários/compradores de pescado.

“Tem o Governo Regional conhecimento que, indo os pescadores ao mar, o peixe armazenado perde valor de mercado até à próxima venda?”, lê-se no documento já enviado à Assembleia Regional.
O líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, refere que “estando as lotas encerradas para leilão, mesmo que esteja bom tempo e os pescadores saiam para o mar, terão de deixar o seu peixe armazenado para ser vendido nos dias específicos do leilão, que na semana de Natal será apenas no dia 27 de Dezembro”. Para o parlamentar, “cada dia que o peixe fica armazenado em frio, perde frescura e acaba por não render o mesmo valor do que se estivesse mais fresco, isso traz consequências para os armadores e pescadores, que saem para o mar e o peixe acaba por não render o que esperavam”, concluiu ao acrescentar que o CHEGA pretende saber como foram definidos os horários das lotas para esta época natalícia.

Ponta Delgada, 20 de Dezembro de 2024
CHEGA I Comunicação