A deputada Hélia Cardoso reuniu hoje com o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) onde iniciou as auscultações com parceiros sociais e instituições, com vista ao Plano e Orçamento para 2026.
No final da reunião, a parlamentar deu conta que o HSEIT teve por parte do Governo Regional um reforço orçamental para 2025 “que permitiu equilibrar as contas, o que na área da saúde é muito bom”. Além disso, as verbas de investimento previstas para aquele Hospital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) satisfazem as necessidades.
A deputada Hélia Cardoso teve também, por parte do Conselho de Administração, de que o serviço de hemodinâmica irá avançar em 2026, o que “reforça a atractividade de outras especialidades, pois um Hospital com técnicas diferenciadas tem mais facilidades em atrair novos profissionais”.
Isso o HSEIT também está a conseguir, já que tem idoneidade formativa em algumas especialidades e está a conseguir cativar profissionais para os cursos de internato, “havendo grande probabilidade destes profissionais ficarem na ilha Terceira”, referiu a deputada.
No entanto, admite, talvez seja necessário haver mais incentivos à fixação de médicos na Região, nomeadamente ao nível da habitação. Neste sentido, Hélia Cardoso considera que possam ser celebrados protocolos com as Câmaras Municipais da Região para ser possível oferecer melhores condições de acesso à habitação para os médicos que escolham a Região para exercer.
Angra do Heroísmo, 21 de Outubro de 2025
CHEGA I Comunicação