CHEGA QUER SABER VALORES DO PATROCÍNIO DA AZORES AIRLINES AO SANTA CLARA

0

Os deputados do CHEGA Açores enviaram um requerimento à Assembleia Legislativa Regional onde questionam o patrocínio feito pela Azores Airlines – que registou, no primeiro semestre de 2025, um resultado líquido acumulado negativo de 41,1 milhões de euros – ao Clube Desportivo Santa Clara.
Os parlamentares dão conta que “o patrocínio a uma equipa de futebol profissional envolve alguns milhares de euros”, sendo um contra-senso estar a ser patrocinada por uma empresa pública cujos prejuízos “afectam – e são pagos – por todos os Açorianos”.
No requerimento, é solicitada a cópia do contrato de patrocínio entre o Clube Desportivo Santa Clara e a Azores Airlines, questionando os parlamentares qual o valor do patrocínio.
“Como justifica o principal accionista da Azores Airlines – o Governo Regional dos Açores – que uma empresa pública com prejuízos astronómicos, que são pagos por todos os Açorianos, esteja a patrocinar um clube de futebol profissional”, questionam os parlamentares.
O CHEGA questiona ainda qual o retorno que espera obter a transportadora aérea com o referido patrocínio, “sendo a Azores Airlines a empresa do Grupo SATA que tem vindo a apresentar maiores prejuízos ao longo dos anos”.
Para o líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, “é um escândalo que uma empresa falida, que acumula prejuízos atrás de prejuízos que são pagos por todos os Açorianos, vá patrocinar um clube de futebol profissional que lida com milhares de euros”.
José Pacheco reforça que independentemente do patrocínio “ser um euro ou uma passagem aérea, é dinheiro que sai do bolso dos Açorianos. O CHEGA não pode compactuar com isto”.
Ponta Delgada, 26 de Setembro de 2025
CHEGA I Comunicação