O problema não é novo e tem-se arrastado ao longo dos anos, causando grandes transtornos à população das Calhetas, na Ribeira Grande: a força do mar ameaça algumas habitações situadas na orla costeira, tendo outras já sofrido derrocadas.
O candidato do CHEGA à Câmara Municipal da Ribeira Grande, João Luís da Câmara, alerta que a freguesia das Calhetas tem vindo a ser cada vez mais afectada pela erosão costeira e exige “soluções urgentes de protecção costeira e de soluções habitacionais para algumas casas que ainda se encontram em risco”.
À medida que o terreno vai sendo consumido pela força do mar, colocando em causa a segurança de famílias e o património local, “o risco iminente de certas habitações ruírem devido a intempéries é real. Sabemos que o Governo Regional tem vindo a intervir nesta costa das Calhetas, mas não podemos descurar a segurança das pessoas. Temos de ser mais assertivos com o Governo Regional e obter soluções rápidas para as habitações que estão em risco”, defende João Luís da Câmara, o candidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande pelo CHEGA.
Calhetas, 25 de Setembro de 2025
CHEGA I Comunicação