Os dados facultados pela Segurança Social são claros e dão conta que, desde que o CHEGA tomou posse na Assembleia Legislativa Regional, o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) baixou para mais de metade.
Em Dezembro de 2020, eram 14.230 os beneficiários do RSI nos Açores, tendo o CHEGA reforçado a necessidade de mais fiscalização e de atribuir este apoio social a quem realmente precisa.
Os números baixaram em 2021, passando para 12.252 beneficiários em Dezembro, e continuaram a baixar. Em Dezembro de 2022, a Segurança Social indica que eram 9.460 os beneficiários do RSI nos Açores. Números que baixaram para 7.938 em Dezembro de 2023.
Com a fiscalização do CHEGA, em Dezembro de 2024, eram 6.796 os beneficiários do RSI.
Números que têm vindo a baixar muito, mas que o CHEGA entende que ainda podem baixar mais. O CHEGA defende que este apoio social deve ser atribuído a quem realmente precisa e de forma temporária, para que, efectivamente, possa ajudar quem precise de se reerguer depois de alguma dificuldade na vida.
O CHEGA sempre denunciou, e continua a denunciar, que não pode haver quem faça do RSI um rendimento ao longo de uma vida e ao longo de gerações. Mais fiscalização e mais assertividade na atribuição deste apoio, para que quem realmente precisa possa ser ajudado numa fase transitória da vida.
Já CHEGA! A MAMA TEM DE ACABAR!



