CHEGA DENUNCIA: GOVERNO FAZ OBRAS, MAS ESQUECE A MANUTENÇÃO DOS EDIFÍCIOS

0

Os deputados do CHEGA Açores, Francisco Lima e Hélia Cardoso, estiveram na chamada “Praça do Gado”, na Vinha Brava, na ilha Terceira onde encontraram alguns comerciantes que ali têm os seus espaços ao Domingo, quando se realiza a feira semanal.

Além dos aumentos exorbitantes das rendas, os deputados depararam-se com a necessidade de obras no espaço, alertando que “temos aqui uma realidade que é muito própria de muitos Governos, fazem as obras, muitas vezes com fundos comunitários, e depois não fazem a devida manutenção”, referiu o deputado Francisco Lima.

Após contactarem com um dos responsáveis da Associação Agrícola da Ilha Terceira, os deputados constataram que afinal os aumentos das rendas serão mais comedidos, na sequência de discussão dos valores em reunião com os produtores agrícolas. A Associação Agrícola da Ilha Terceira justificou ainda que esses aumentos se destinam a dinamizar este local, abrindo mais dias e criando melhores condições dos espaços.

Os parlamentares reconhecem a importância daquele espaço para a ilha Terceira, no entanto, criticaram os aumentos das rendas do aluguer daqueles espaços de venda, tendo a deputada Hélia Cardoso alertado para o facto de as margens de comercialização dos produtos agrícolas não suportarem esses aumentos.

Hélia Cardoso enfatizou a importância de se definir as responsabilidades quanto àquele espaço. “Defendemos que obras estruturais devem ser asseguradas pelo Governo Regional – que é o dono da infraestrutura – e as obras de gestão corrente, financiadas pela Associação Agrícola, uma vez que as rendas dos espaços, que constituem receita desta Associação, não são suficientes para assegurar a manutenção global do praça do gado”, argumentou a parlamentar.

O CHEGA já enviou um requerimento ao Governo Regional pedindo explicações acerca do aumento das rendas dos espaços alugados no chamado “Mercado da Vinha Brava”, garantindo Francisco Lima que “o CHEGA é a voz de quem não tem voz”.

Angra do Heroísmo, 24 de Janeiro de 2025
CHEGA I Comunicação