O PRESÉPIO E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

0

Neste tempo natalício, os lares, uns mais, outros menos, enchem-se de bonitas decorações, árvores primorosamente enfeitadas, muita luz e alegria. Contudo, sem dúvida, a parte mais simbólica do Natal é o Presépio Tradicional.

O presépio é mais do que um conjunto de figuras dispostas sobre uma mesa ou sob a árvore de Natal. É um convite à reflexão sobre a origem dessa celebração: a história do nascimento de Jesus numa humilde manjedoura, rodeado pela sua família e pelo que havia de mais essencial. Cada figura conta parte desta narrativa. Maria, José, o Menino Jesus, os pastores, os Reis Magos e até os animais, juntos, compõem um cenário de unidade e esperança.

Na verdade, o presépio é também um reflexo do que é essencial no Natal: a importância da família. Não apenas entre os personagens da história sagrada, mas também entre as pessoas ao nosso redor. Por mais que ataquem esta instituição, a Família será sempre o pilar da nossa e de qualquer sociedade.

Esta é também uma oportunidade de reunir aqueles que amamos, compartilhar momentos de paz e relembrar que, no meio das dificuldades e na pressa do quotidiano, ainda há espaço para a simplicidade e o simbolismo.

Que este Natal seja uma oportunidade de redescobrir o valor de reunir a família ao redor do presépio, compartilhar histórias, sorrisos e até silêncios que podem dizer muito mais do que palavras. E que, ao contemplarmos aquelas figuras de barro, possamos lembrar que, assim como o presépio, as coisas mais simples da vida podem nos unir e transformar-nos.

Feliz Natal!

José Pacheco

Presidente e Deputado do CHEGA Açores