A deputada Olivéria Santos disse hoje, no âmbito do debate do Plano e Orçamento para 2025, que a falta de habitação nos Açores é um problema com que muitos Açorianos se debatem e que importa corrigir. Algo que os documentos estruturais para o próximo ano já apresentam, de forma robusta, mas que “tem de ser mesmo aplicado”.
A parlamentar reforçou que “é preciso continuar esta aposta no sector da habitação na Região, com a promoção de mais habitação nos Açores, colocando como prioridade o acesso dos jovens e das famílias de classe média a habitação acessível”.
Neste sentido, argumentou, “a modalidade do arrendamento com opção de compra tem de estar devidamente regulamentada, e isso tem de ser feito sem mais demoras. Algo que o PS, em anos de governação, nunca fez”, disse.
A parlamentar disse ainda que a construção de novas habitações “é crucial em todas as ilhas dos Açores e tem de ser uma prioridade para este Governo”. Reconhecendo ser um desafio a falta de habitação na Região, Olivéria Santos acredita que “com persistência e vontade de fazer mais e melhor, tenho a certeza de que chegaremos a bom porto, e se ultrapassarão todos os obstáculos”.
Mas é preciso romper com políticas do passado, “assistencialistas, e que apenas têm permitido que somente famílias com maior poder económico ou subsídio-dependentes tenham acesso às mesmas”, dando também possibilidade à classe média que consiga ter acesso à habitação a preços compatíveis com os seus rendimentos.
Quando assim acontecer, o CHEGA vai estar sempre pronto para ajudar. “O CHEGA sempre disse que não era um problema, e sempre assumiu querer ser parte da solução governativa, contribuindo com propostas e sendo um parceiro deste Governo”, afirmou.
Horta, 27 de Novembro de 2024
CHEGA I Comunicação



