CHEGA CONTRIBUI COM REFORÇO DE INVESTIMENTO PARA OS BOMBEIROS DOS AÇORES

0

É uma das propostas de alteração que o CHEGA vai apresentar ao Plano e Orçamento para 2025: um reforço de investimento destinado aos bombeiros dos Açores.

A deputada Olivéria Santos fez questão de indicar, ao Secretário Regional do Ambiente e Acção Climática, que “falar de Protecção Civil é falar na segurança das nossas populações” e, por isso, o CHEGA vai propor um reforço de 330 mil euros para a aquisição de equipamentos de protecção individual para os bombeiros dos Açores, totalizado 500 mil euros.

A parlamentar chamou, no entanto, a atenção para a importância do Estatuto do Bombeiro – que deve avançar o quanto antes – e para a necessidade de um novo modelo de financiamento das Associações de bombeiros.

“Os nossos bombeiros não podem continuar de mão estendida, e merecem toda a nossa atenção”, reforçou.

Também o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, questionou o Governante acerca de uma “preocupação legítima” que tem sido abordada várias vezes pelo CHEGA e que tem a ver com a falta de limpeza de ribeiras que pode traduzir-se depois em inundações, com grandes prejuízos para as populações.

“O que está a pensar fazer quanto à limpeza e manutenção das ribeiras? Vamos contratar empresas especializadas para a limpeza das nossas ribeiras?”, questionou José Pacheco lembrando uma proposta da CHEGA, que foi aprovada na Assembleia Regional que recomendava ao Governo que recorresse a empresas privadas, quando tivesse falta de mão-de-obra, para fazer limpeza de estradas e ribeiras em todas as ilhas.

O deputado Francisco Lima também questionou o Secretário Regional do Ambiente e Acção Climática para falar sobre plantas invasoras. “O Senhor Secretário tem de começar pela casa da Autonomia e pelos Terrenos do Estado, temos hortênsias nos jardins da Assembleia e invasoras do Sudoeste asiático”, disse empunhando uma planta invasora que se encontra nos jardins internos da Assembleia.

Horta, 27 de Novembro de 2024
CHEGA I Comunicação