No programa Parlamento, emitido no passado dia 25 de Outubro, na RTP Açores, a deputada Olivéria Santos reiterou a necessidade de se olhar com mais afinco para as necessidades dos bombeiros da Região.
Para a parlamentar, que falava sobre a Proposta de criação do Estatuto dos Bombeiros Profissionais dos Açores, é urgente melhorar a situação laboral desta classe profissional que merece ver valorizada a sua carreira.
O CHEGA Açores defende ainda que, no futuro, os bombeiros deveriam ser integrados nos serviços do Estado, e equiparados às forças de segurança. Pois esta é uma responsabilidade do Estado, entendendo que se deve tratar os bombeiros da melhor forma possível.
Olivéria Santos recordou ainda o Estatuto do Bombeiro que foi aprovado, há 3 anos, mas que ainda não se conhece e a atribuição do subsídio de risco aos Bombeiros da Região, que foi aprovado, por unanimidade, em 2021, mas que até agora ainda não foi aplicado.
Sobre os problemas financeiros das corporações da Região, a deputada frisou a importância de se avançar com o projecto de financiamento às Associações de Bombeiros do arquipélago, avançando que o CHEGA está, igualmente, a trabalhar numa iniciativa que pretende converter a taxa obrigatória de audiovisual num apoio às corporações de bombeiros da Região que servem cada localidade.
Para Olivéria Santos, não se pode continuar a brincar com a vida dos açorianos. Já está mais do que na altura de dizermos e mostrarmos aos nossos bombeiros que eles merecem o nosso respeito.



